sábado, 29 de dezembro de 2012

Festas de final de ano!


Festas de final de ano!

Quando pensei escrever sobre este assunto, me veio primeiramente falar sobre os incômodos trazidos pelas festas de final de ano nos condomínios e sobre das pessoas mais ousadas (abusadas) e seus convidados ao usar os equipamentos comuns, como as áreas de lazer (piscinas, playground, churrasqueiras, sauna, salão de jogos, etc). Mas ao invés de tratarmos desses incômodos, resolvi tratar do assunto relacionado à segurança e conforto que os condomínios podem proporcionar a seus condôminos e convidados, pois todos merecem passar estes últimos dias do ano e de festividades com muita tranquilidade, sem preocupações, incômodos e constrangimentos.

Nada mais agradável do que passar estes dias com muita alegria, descontração, conforto e segurança. É exatamente sobre isso que vamos tratar. Começamos a tratar sobre o RESPEITO: com os demais que pretendem passar seus dias sem incomodo; para isso basta fazer um comunicado circular e disponibilizar nos elevadores e áreas de grande circulação informando que o condomínio está em festas, mas que é necessário respeitar o direito de todos evitando exageros por parte de todos e informando inclusive a parte do regimento interno referente à utilização das áreas comuns e de lazer. Segundo vamos cuidar da MANUTENÇÃO PREVENTIVA DOS EQUIPAMENTOS: fazer uma vistoria minuciosa no PLAYGROUND para possíveis riscos de acidentes às crianças, pois, interromper uma comemoração porque uma criança se machucou é muito inconveniente; fazer a devida limpeza nas PISCINAS, vale a penas fazer a recomendação ao pessoal responsável pela manutenção na busca de possíveis riscos (azulejos quebrados, soltos, degraus da escada, pontas de parafusos e etc); fazer a higienização dos BANHEIROS, disponibilizar uma quantidade maior de papel higiênico no interior dos mesmos e repor com maior frequência os papeis toalhas; QUADRA POLIESPORTIVA, verificar tudo o que possa gerar risco aos usuários, alambrado solto, pontas de arames de amarração, tabela de basquete quebrada, tudo que possa causar acidente, lembre-se de ter bolas em bom estado de uso, redes para vôlei e futebol, peteca se for o caso; nas CHURRASQUEIRAS, verificar se tem espetos suficientes e em bom estado de uso, fazer uma limpeza em toda a área, disponibilizar mesas e cadeias em quantidade suficiente, verifique os freezers se estão em bom funcionamento, lixeiras espalhadas em vários pontos, se possível ter uma quantidade de carvão para ser oferecido em caso de falta (isso faz uma diferença). Em condomínios de temporada tenha sempre um plano “B”, pois é comum faltar água.

Agora vamos tratar sobre a segurança do condomínio, dos condôminos e visitantes: reunir todos os funcionários e passar as orientações e procedimentos a serem adotados neste período com relação ao acesso às dependências do condomínio; fazer ronda permanente nas áreas de maior concentração de pessoas para que não seja cometidos os excessos; controle de velocidade na garagem e vias internas; informar os riscos de fogos; permitir animais em ambientes com um grande volume de pessoas pode ser extremante desastroso, cuide em informar os condôminos para deixarem seus animais de estimação em casa; manter os ambientes sempre limpos, promover recolhimento de lixo com maior agilidade; para os condomínios com piscinas, disponibilizar pessoal treinado em socorrer em caso de acidente, todos nós sabemos que após algum tempo as crianças se desgarram dos seus responsáveis e qualquer inconveniente pode gerar uma tragédia irreparável. Para os condomínios que não possuam área de lazer é recomendável que na circular, solicitem aos condôminos que verifiquem suas grades e telas de segurança em suas sacadas e janelas.
No mais BOAS FESTAS e FELIZ ANO NOVO!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Lançamento do Blog - Conselho de SÍNDICO

Sou Eduardo Domingues, criador do Blog - Conselho de SÍNDICO, fui sindico em todos os condomínios que morei, fui administrador de outros condomínios e atualmente como sócio de uma Administradora  de Condomínios, desde a primeira atuação como sindico já se passaram mais de 25 anos que contribuímos levando conhecimento e experiências, agora pretendo compartilhar com um público maior e reunir contribuições de outros profissionais.
Como descrido no cabeçalho do blog, pretendemos com esta ferramenta criar um Conselho de Sindicos, para discutir assuntos pertinentes a problemas relacionados com os condomínios no que se refere a seu funcionamento,  seus moradores, serviçais e prestadores de serviços, na tentativa de encontrar soluções. Para tanto contamos com as experiências de profissionais que atuam  no setor, tais como síndicos profissionais ou com experiência, administradores, advogados, contadores, economistas e outros profissionais. Pretende-se também criar um Fórum com esclarecimento de dúvidas de síndicos menos experientes e da comunidade condominial.
Este blog também tem por objetivo divulgar diversas matérias semanalmente referente a algum assunto específico relacionado ao setor.

AGUARDE a 1a. Matéria, estamos concluindo uma matéria que tem tudo a ver com este período de festas de final de ano e que afeta todos o maradores.