quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Como fazer uma Previsão Orçamentária de Condomínio


 
                Seu condomínio é um daqueles que vive fazendo taxa extra para cobrir as despesas? É muito comum ouvir as pessoas falarem que o síndico do seu condomínio vive fazendo taxa extra para cobrir as despesas. Isto de fato é uma realidade na maioria dos condomínios. A causa mais frequente é devida a falta de uma Previsão Orçamentária Anual. É exatamente sobre esse assunto que vamos abordar nesta matéria, como fazer uma Previsão Orçamentária Anual de Condomínio.

                Na matéria anterior “Como ter uma assembléia de sucesso” falamos que um dos itens a ser discutido e votado na Assembléia Geral Ordinária - AGO é a Previsão Orçamentária Anual e é essa peça que definirá o valor da taxa condominial ordinária.

                O que é uma Previsão Orçamentária Anual e para que serve: é uma peça legal que orienta a execução financeira, prevista na maioria das convenções de condomínio e aparada pela Lei de Condomínio (Lei 4591/64), esta peça é fundamental para estabelecer qual e como será composta as despesas, as receitas e o valor da taxa condominial, ou seja, o rateio das despesas entre os condôminos, e consequentemente a receita do condomínio. Esta previsão orçamentária aprovada em assembléia servirá de parâmetro tanto para sua execução como para a prestação de contas do síndico no ano seguinte, na próxima AGO.

                Como elaborar uma previsão orçamentária?

 
                                           I.      Fazer um levantamento das despesas do condomínio no ano anterior com manutenção e conservação, água, luz, elevador, portão eletrônico, seguro, folha de pagamento de pessoal e fazer uma projeção para o ano seguinte. O levantamento das despesas servirá de base para que não haja esquecimentos de algum item importante na composição das despesas. Caso tenha conhecimento de estatística faça uma projeção para o próximo ano, caso contrário procure um profissional da área, contador, administrador ou economista, assim será possível fazer uma previsão o mais próximo possível da realidade, uma vez que envolvem reajustes por parte das concessionárias, contratos de prestação de serviço a serem negociados, dissídios coletivos de trabalho dos funcionários, inflação do período e inadimplência do condomínio. Deve também ser calculada uma pequena folga para que qualquer possível aumento da inadimplência ou sazonalidade na receita não comprometa o fluxo de caixa do condomínio; e
 
                                           II.     Fazer um levantamento de todas as obras e investimentos que se pretende realizar durante o ano. O levantamento das obras e investimentos devem ser separados para facilitar o entendimento e sua aprovação em assembléia. Separar em obras urgentes, emergentes e de benfeitorias e por prioridade. Os investimentos devem ser separados por ordem de prioridade e essa prioridade aprovada na assembléia. Para esta previsão é conveniente conseguir três orçamentos para cada tipo de obra ou investimento, podendo assim fazer uma comparação entre preço e qualidade. Aqui não se trata de escolher o menor preço e sim que tem melhor custo benefício.
 
                No caso de condomínio em implantação recomendamos que busquem orientação de um profissional da área e que tenha experiência em administração de condomínios como uma administradora de condomínios. Pois, neste caso não existe histórico de despesas do condomínio.

                Orientamos que os orçamentos sejam feitos por tipo de despesa e o rateio das taxas da mesma forma, pois, podem ter prazo de cobrança diferenciados, como permanente e por tempo determinado: Ordinária – compreendendo despesas com manutenção e conservação; Extraordinária – compreendendo despesas temporárias e para fins específicos.

                Lembramos que a previsão orçamentária servirá como um parâmetro que deve ser seguido e não como uma peça exata que pode acabar engessando o orçamento e a administração. É sabido que existem imprevistos e é possível que algumas despesas não tenham sido previstas no orçamento, o que é muito comum. Nestes casos o condomínio poderá fazer um remanejamento de verba, dependendo do tipo de situação, como os casos de obras emergenciais de baixo custo ou pequenos reparos, assim é conveniente fazer uma observação no balancete deixando o conselho fiscal informado de tal situação e manter o registro para a prestação de contas se o valor não for reposto e se julgar relevante a informação; lançar mão do fundo de reservas, se assim o suportar, para estes casos apenas com autorização do conselho fiscal; ou então convocar uma assembléia com fins específicos com a maior brevidade possível, no intuito de ajustar a taxa para não comprometer o orçamento  e seguir a legalidade para não comprometer a assembleia, tornando-a passível de nulidade. Para casos não previstos e inadiáveis ou improrrogáveis é recomendável criar taxa específica com aprovação da assembléia. Lembramos mais uma vez que os recursos do Fundo de Reservas só poderão ser utilizados com autorização do conselho.

                O não cumprimento do orçamento previsto poderá trazer grandes consequências para o síndico, como ter suas contas reprovadas, ter de prestar contas em juízo, o condomínio ter de arcar com a contratação de auditoria externa e o síndico poderá responder civil e criminalmente, inclusive com seu patrimônio.

                Alertamos aos síndicos que cumpram as determinações estabelecidas em assembléias e procurem a ajuda de profissionais experientes.

Dicas Importantes

  • Prever sazonalidade dos gastos é importante. Como por exemplo, o consumo de água, costuma ser mais alto nos meses de verão, o que pode ser previsto no cálculo do valor do condomínio para esse período. Este caso se aplica nos condomínios onde não existe hidrômetro individualizado e nos condomínios de temporada.
  • O padrão do prédio também influi diretamente nas despesas, isto é, em edifícios de alto padrão as despesas costumam ser maior em virtude dos equipamentos e produtos utilizados.
  • É importante analisar os gastos e consumo ao longo de todos os meses nos anos anteriores para fazer uma previsão do valor do condomínio.
  • É aconselhável fazer uma média aritmética para que o valor do condomínio seja igual ao longo de todo o ano, mas também devem ser consideradas as sazonalidades de despesas importantes, como férias dos funcionários, pagamento de 13º salários, entre outras.
  • É importante fazer uma escala de prioridades para as despesas extraordinárias.
  • É importante promover ações de combate à inadimplência.
  • Reajustar o valor da taxa na maior brevidade possível, evitando assim a evasão dos recursos de reserva.




Se lhe for útil, o Conselho de Síndico disponibiliza uma Planilha dePrevisão Orçamentária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.